fbpx

Quer criar um negócio? Saiba quanto pode custar.

Para todos aqueles que pensam em criar um negócio, ou que tem a ambição de trocar o emprego por um negócio próprio, tenho uma afirmação a fazer, “nem imaginam no que se vão meter…

Isto é verdade, a maior parte das pessoas desconhece todas as dificuldades inerentes à criação e gestão de um negócio, até realmente passarem por todas as dificuldades.

A parte boa nestes casos, é que este desconhecimento serve de catalisador para avançar, o desconhecimento de todos os entraves permite que as pessoas deem o primeiro passo…

A ambição de conseguir alcançar algo, um sonho, mais rendimento ou alcançar independência financeira, leva a que muitos sonhadores criem negócios próprios para atingir esses fins.

Quanto pode custar abrir um negócio?

Existem muitas áreas subjacentes à criação de um negócio, tal como, a contabilidade, o espaço físico, questões legais, fornecedores, logística, impostos, recursos humanos, comunicação e marketing etc… mas vou apenas falar de uma área, comunicação e marketing, já que é a que tenho conhecimento para o fazer.

Tem de concordar comigo, sem promoção os seus serviços ou produtos não chegam aos consumidores, logo não há clientes. 

Algum tempo a traz criei um negócio que não existia, ou seja, estava pensado, mas ainda não tinha o produto acabado, nem sequer o tinha na minha posse. Não tinha produto (em minha posse) mas tinha uma máquina de vendas, o marketing digital. Foquei-me apenas na promoção do produto, e no dia que o produto chegou às minhas mãos, já estava todo vendido (e dinheiro na conta).

Não desvalorizando todas as outras áreas (são todas muito importantes) grande parte do nosso esforço deve ser direcionado para o marketing e comunicação, e quando digo esforço, digo dinheiro, tempo e dedicação.

A maior parte das pessoas que cria um negócio está preocupado em conseguir vendas suficientes para pagar a renda, os ordenados, os impostos, a contabilidade, a conta do telemóvel e da internet… se der para pagar isto, menos mal.

A verdade é que isto passa rapidamente a ser um objetivo no nosso consciente, pagar as contas… se este é o seu caso, então deve perguntar a si mesmo, porque é que eu tenho uma empresa?

O título deste artigo diz “Quer criar um negócio? saiba quanto pode custar.” O grau de sucesso do seu negócio é proporcional ao seu investimento (tempo, dedicação e dinheiro), logo, se procura investir o mínimo, inconscientemente está a definir para o seu negócio “rendimento mínimo” (rendimento suficiente para pagar as contas).

Para os mais inteligentes a resposta está dada, se não entendeu ou não concorda, então na minha opinião não deveria pensar em criar um negócio (sem querer ferir suscetibilidades).

Antes de começar a gastar tempo, esforço e dinheiro, peça ajuda. Não peça ajuda a um amigo ou a um familiar, porque esses, (sem querer) vão fazer asneira, uns vão dizer,
– avança acredito em ti, outros vão dizer, 
– é pá tem cuidado, outros até podem dizer,
– eu também já tinha pensado nisso…

Peça ajuda a um contabilista, um economista, um advogado, um consultor ou um marketeer,

porque esses vão dizer-lhe friamente o que tem de ouvir, e não o que gostava de ouvir.

De qualquer forma avance… de preferência hoje, porque amanha já pode ser tarde.

Partilhar

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
logo Volupio

Este website utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.