“É quase impossível deixarmos de trabalhar com a Volupio porque é muito difícil encontrar outra equipa que entenda a nossa maneira de pensar” Pedro Silva-Santos, fundador da NOCTULA – Consultores em Ambiente.
Para além de ser Diretor Executivo da NOCTULA – Consultores em Ambiente, Pedro Silva-Santos também é fundador das marcas NOCTULA Channel, inNOCTULA (software de gestão e monitorização), Emprego 30 dias, NOCTULA store e UMEEDstore. Estas marcas foram, e continuam a ser, desenvolvidas pela Volupio.
Desde 2004, Pedro Silva-Santos trabalhou como técnico independente num parque eólico onde apareciam frequentemente morcegos mortos. Perante essa situação, no ano de 2009, resolveu criar uma empresa dedicada ao estudo de morcegos e denominou-a de NOCTULA, o nome de um morcego raro em Portugal. De forma autónoma, o diretor da NOCTULA desenvolveu um logótipo, que na opinião geral, era pouco percetível. Um ano mais tarde pediu ao Ricardo Matias, CEO da Volupio, para criar um logótipo mais apelativo. A relação profissional entre os dois diretores surgiu a partir desse momento.
Na altura, Ricardo Matias geria outra empresa da mesma área, no entanto, a ambição de criar um projeto novo, baseado em clientes que queriam investir totalmente na comunicação digital, fez o CEO investir na criação da Volupio. Pedro Silva-Santos confirma a situação acrescentando que “… eu sou daqueles clientes que exige muito tempo e dedicação. Num jantar, o Ricardo disse-me que ia criar uma nova empresa com um conceito diferente. Queria investir num acompanhamento personalizado a clientes como eu, que querem repensar toda a marca e que dão especial atenção à comunicação digital“.
A NOCTULA é uma empresa em constante evolução. Com o avançar dos anos a empresa começou a aumentar as suas áreas de atuação, “à medida que os nossos clientes tinham novas necessidades nós fomos arriscando. A dada altura nós já eramos consultores ambientais e por isso mudámos o nome para NOCTULA – Consultores em Ambiente e como tal, também mudámos toda a imagem da empresa“.
Inicialmente, a NOCTULA apenas agia na área da consultoria Ambiental. Mas em 2014, surgiu uma nova oportunidade. Pedro Silva-Santos foi convidado para dar uma conferência na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Viseu sobre a utilização de as câmaras com sensores que captam todo o tipo de animais em ambientes noturnos. No entanto, o diretor da NOCTULA propôs outro tipo de conferência. “Eu propus uma conferência onde pudesse partilhar técnicas que ajudassem os alunos a conseguir emprego. Então criei um workshop chamado “Como conseguir emprego em 30 dias“, revela Pedro Silva-Santos acrescentando ainda que “como somos hiperativos nas redes sociais, divulgámos massivamente o desafio e começámos a receber convites para replicar o workshop em várias cidades do país“.
Perante o sucesso do workshop, surgiu a necessidade de escrever um livro que detalhasse todas as técnicas apresentadas. “Nós somos muito experimentalistas! Surgem as oportunidades e nós aproveitamo-las para experimentar algo novo” salienta Pedro Silva-Santos que depois deste workshop, para além de escrever um livro criou também dois sites que o complementam: o site www.emprego30dias.com e a loja online NOCTULA store, a plataforma que disponibiliza o livro, em vários formatos, e templates de currículos editáveis e totalmente personalizáveis em Word.
Para Pedro Silva-Santos, a comunicação digital é crucial para o seu sucesso pessoal e também para o sucesso da sua empresa. “O que nos distingue em relação à maioria das empresas? Investimos muito na comunicação digital, somos hiperativos nas redes sociais e isso traz-nos imensos clientes e novas áreas de negócio. A nossa principal preocupação é comunicar com um design atrativo e simplista que transmita a nossa mensagem de forma cativante“, realça o diretor da NOCTULA. O investimento na comunicação tem de ser constante, pois os os resultados só aparecem com o tempo, “por exemplo, o portal NOCTULA Channel surgiu há cerca de dois anos e meio mas só começámos a ver os primeiros resultados após cerca de 12 meses”.
A NOCTULA e a Volupio possuem uma relação marcada pela durabilidade e o entendimento. “A NOCTULA foi dos primeiros clientes da Volupio. Ricardo Matias conhece bem o crescimento da NOCTULA, tem estado envolvido em tudo o que fazemos inclusivamente nas situações que correram menos bem…” acrescenta o diretor da NOCTULA.
Pedro Silva-Santos revela que “eu e o Ricardo realizamos um trabalho de equipa. Eu tenho muitas ideias mas não sei como transpô-las para o trabalho digital e o Ricardo consegue fazer essa transposição. Ele materializa aquilo que eu estou a pensar e, em 90% das vezes em que ele tornou as minhas ideias em algo palpável eu gostei… ele consegue materializar aquilo que eu penso e muitas vezes o resultado final é ainda melhor do que eu tinha imaginado inicialmente. É quase impossível deixarmos de trabalhar com a Volupio porque é muito difícil encontrar outra equipa que entenda a nossa forma de pensar e que a consiga materializar“, salienta o diretor da NOCTULA.
Relativamente a trabalhos feitos pela Volupio que sejam alvo de destaque Pedro Silva-Santos salienta que está “maravilhado com a loja online NOCTULA store! É uma loja online que funciona totalmente“sozinha”… é o projeto que mais me realiza neste momento“. Por outro lado, o empresário também destaca a paginação do livro “Como conseguir emprego em 30 dias” e o site NOCTULA Channel, como trabalhos que revelam todo o potencial da Volupio.