O site da sua empresa é user experience?

User experience (UX) é um termo muito associado à usabilidade, à capacidade de usar qualquer coisa. Neste contexto, de acordo com Steve Kurg no livro “Don’t make me think“, usabilidade significa que uma pessoa de capacidade média consegue perceber como deve usar o site/produto/serviço para alcançar aquilo que pretende, sem que essa seja uma tarefa complicada.

No entanto, usabilidade não significa o mesmo que user experience. A primeira é a ação de usar já a segunda diz respeito a todos os sentimentos que essa ação desperta em nós. É importante ter noção que para poder proporcionar uma boa UX aos seus clientes, o primeiro passo a tomar é investir numa boa experiência de utilização.

Vivemos numa era digital, como tal a UX assume um papel relevante que ultrapassa os aspetos meramente estéticos. Já não é suficiente que o site seja bonito e o software criativo, a navegação tem de ser intuitiva e a linguagem tem de ser clara. Os sites que se destacam apenas pelo design estético acabam por ser condenados ao fracasso, hoje em dia, o site tem de oferecer uma experiência agradável ao visitante. Como tal, uma UX eficaz implica a definição da estratégia de conteúdos, da área de pesquisa do utilizador, da usabilidade ou da arquitetura da informação.

A Apple é a empresa que lidera, no que diz respeito a user experience. Os seus produtos são de fácil utilização – simples, intuitivos e virados para o que o utilizador quer fazer. A marca preocupa-se em fazer uma fusão entre a elegância no design, a estética minimalista e a fácil e agradável user experience, o que a torna um fenómeno de sucesso distanciando-a dos seus concorrentes.

O interface da Apple é bastante mais intuitivo e prático que o da Samsung e Microsoft. Uma boauser experience é uma experiência fácil, óbvia e agradável para o utilizador. O layout da Samsung pode ser mais apelativo esteticamente, mas as aplicações e a navegação não são tão explícitas e a UX torna-se mais exigente.

O objetivo principal de uma eficaz UX é proporcionar ao utilizador uma experiência em que ele não tenha de pensar em nada, isto é, a absorção da informação tem de ser intuitiva e sem manuais de instruções. Em suma, para o seu site assumir uma UX eficaz terá de seguir os seguintes conceitos: fácil navegação, funcionalidades bem definidas, informação devidamente estruturada e um design apelativo visualmente.

Gostava de saber se o site atual da sua empresa tem uma boa user experience? Primeiro responda às seguintes perguntas: É rápido o processamento do seu site? É claro? Consegue torna-lo mais simples? A sua navegação é explícita para os utilizadores? O seu conteúdo está legível e bem estruturado? É um site atrativo? Dá vontade de voltar?

Se resposta à maioria destas perguntas for não, fique a saber que é imperativo atualizar o seu site! Tornou-se urgente dar uma boa experiência de utilização aos seus atuais e futuros clientes, que rejeitarão o seu site se este não responder às suas expectativas. Um site apelativo e intuitivo é crucial para desenvolver e promover o seu negócio! Não sabe como o fazer? A Volupio tem à sua disposição uma equipa de profissionais especializados que vão tornar a visita do seu site uma experiência apelativa e intuitiva! Não fique para trás! Acompanhe a era digital! Dê o destaque merecido à sua empresa!

Partilhar

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest
logo Volupio

Este website utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.