×

T (+351) 232 099 181   ||    Enviar e-mail   ||   Urb. Vale Rio, Lote 3 – R/C Esq. Vildemoinhos, 3510-431 Viseu PORTUGAL

FORGOT YOUR DETAILS?

currículo capa volupio comunicação marketing publicidade viseu

Dicas para criar um currículo criativo e diferente

Todos sabemos que um currículo mal feito o destino mais certo é o lixo. Se está a procura de emprego e envia muitas candidaturas expontâneas, saiba que a primeira impressão que causa é a mais importante.

Se está á procura de uma vaga na área do design então é ainda mais valorizada a criatividade e o empenho que mostra aplicar à criação do seu currículo e portfólio.

Neste artigo partilhamos consigo algumas dicas que poderão ajudar a criar uma boa primeira impressão.

Comece por direcionar o currículo para a vaga a que quer concorrer. E não coloque algo do género "qualquer vaga" ou " a que tiverem disponível". Especifique o que pretende e qual a sua especialidade, de forma a que a pessoa que está a ler o seu currículo saiba o que você pretende da vida.

Seja criativo na criação do seu currículo. Sempre que seja permitido enviar um currículo fora do formato tradicional, aproveite e dedique algum tempo na sua criação. Visite sites online e inspire-se. Existem muitos modelos inspiradores.

Ninguém vai querer ler a sua biografia, por isso dê atenção ao tamanho do seu currículo. De preferência deve ter uma página, duas no máximo. Tente colocar apenas o que é relevante para o posto a que se candidata. A simplicidade ganha sempre, por isso escreva textos curtos, seja direto e simples, por forma a que quem lê o seu currículo apenas por alto, retenha as principais informações.


Se está a candidatar-se a uma vaga de design (ou outra em que seja relevante) não se esqueça de incluir o link para o seu portfólio. Aqui deve ter organizados os seus melhores trabalhos. Pode incluir o link ou até QR Codes com o link para o portfolio.

Se não quer criar um website de raiz com o seu portfólio, existem muitos sites gratuitos onde pode organizar os seus trabalhos. Aqui ficam alguns:

Se é designer e está a vontade com programas de design como o Illustrator e Photoshop, então será fácil criar um bom currículo. Se não for esse o seu caso, existem online muitos modelos criativos desenvolvidos totalmente em word. Pode encontrar vários modelos aqui ou aqui.

Nunca sabe onde e quando pode ter uma oportunidade de estar ou falar com alguém da sua área e até ter oportunidade de dar os seus contactos a alguém responsável de uma empresa onde gostaria de trabalhar. Por isso crie um cartão pessoal com os seus dados de contacto e ande sempre com alguns consigo e entregue-os quando tiver oportunidade. Inclua no cartão os seus dados mais relevantes, os contactos e o link para o seu site e/ou portfólio. Se não têm conhecimentos de programas de design para criar os seus cartões, também existem modelos em word que pode adaptar com as suas informações e imprimir na sua impressora de casa ou numa reprografia. Use papel mais grosso para que durem mais tempo. Verá que causa uma boa impressão. Pode encontrar cartões em word aqui e/ou aqui.

Promova a sua marca pessoal. Para além de um bom currículo, tenha atenção à sua conta de LinkedIn, deve ter os seus dados atualizados, e personalize o seu URL com o seu nome. Procure colocar uma fotografia profissional e adequada ao cargo a que se candidata. Conecte-se às empresas que mais gosta e esteja atento a novas vagas.

Quem estiver interessado em contratá-lo, o mais provável é fazer uma pesquisa no Google para tentar encontrar alguma informação a seu respeito, por isso é importante que encontre alguma coisa (e de preferencia coisas boas).

Este artigo foi escrito por:

Assinatura Diana Oliveira Volupio
TOP