T (+351) 232 099 181 - Email: info@volupio.com - Urb. Vale Rio, Lote 3 - R/C Esq. Vildemoinhos, 3510-431 Viseu PORTUGAL

FORGOT YOUR DETAILS?

10 dicas para otimizar o seu espaço de trabalho e se tornar mais produtivo

Existem várias coisas no nosso meio envolvente que afetam a nossa produtividade. É fundamental tirar algum tempo para organizar e melhorar o espaço de trabalho para que obtenha um espaço confortável que incentive a sua produtividade.

Passamos a maior parte da nossa vida a trabalhar, porque não tornar o nosso espaço de trabalho no melhor espaço possível? Quer trabalhe em casa ou partilhe um espaço, há gestos fáceis e simples que tornam o nosso local de trabalho mais pessoal e inspirador.

Mesmo sem reparar, o meio envolvente importa. O nosso subconsciente está atento a tudo o que nos envolve, e esse espaço pode determinar o nosso bom e mau desempenho.

Aqui ficam algumas dicas para organizar o seu espaço e obter mais produtividade no seu local de trabalho:

1. Decore o seu espaço:

Sobretudo para quem trabalha em áreas onde é exigida criatividade, ter o espaço decorado com elementos que o inspirem e estimulam a criatividade é fundamental. Decore o ambiente com imagens, fotografias, frases inspiraras, objetos pessoais, etc. Decore o espaço de forma que este transmita a sua personalidade e que o faça sentir bem e inspirado.

volupio-comunicacao-viseu-espaco-de-trabalho

Ter plantas também ajuda a tornar o espaço mais agradável e natural. Se não que perder muito tempo a regar, opte por plantas como cactos, que não necessitam de água com tanta regularidade.

2. Aproveite a luz natural:

A iluminação natural é muito importante para tornar o local de trabalho mais agradável. Se tiver janelas no escritório, deixe a luz entrar e evite estar todos os dias, o dia inteiro com a luz ligada. Uma sala com janela ajuda, não só a obter iluminação natural, mas também Vitamina D, assim com o espreitar por alguns segundos pela janela ajuda a descontrair e a aumentar a sua produtividade.

Claro que nem todos os dias permitem obter luz natural, por isso, é importante ter uma boa iluminação no escritório, que ilumine bem o seu espaço de trabalho.

3. Limpe e organize regularmente o seu espaço de trabalho:

Ter um espaço desarrumado influencia negativamente o seu foco no trabalho.

Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado. Tire regularmente algum tempo para o limpar. Coisas simples como limpar o teclado, o rato e o monitor, podem melhorar bastante o humor e a produtividade.

Para além de limpo, mantenha a sua secretária sempre organizada. Crie ficheiros para cada tipo de assunto e mantenha-os organizados na mesa. Livre-se do que não usa e arrume numa gaveta o que usa menos, deixando em cima da mesa apenas o que necessita para realizar o seu trabalho.

Também o ambiente de trabalho do computador deve estar limpo e organizado. Não tenha "lixo" no ambiente de trabalho, mantenha apenas as pastas essenciais e organize regularmente os ficheiros em pastas para que saiba sempre onde os encontrar. No browser, feche todos os separadores que não interessam. Mantenha abertos apenas os que necessita para desenvolver as suas tarefas.

Se trabalha em casa, então use o seu "escritório" apenas para assuntos de trabalho, não arrume outras coisas nesse compartimento da casa, para não causar distração. Este espaço deve ser usado apenas para trabalho.

Estabeleça uma rotina para limpar regularmente o seu espaço de trabalho e o ambiente de trabalho do seu computador.

4. Use uma cadeira confortável:

Se passa várias horas sentado, é fundamental que a cadeira que usa seja indicada. Não use cadeiras de mesa, nem bancos. Invista numa boa cadeira ergonômica para evitar dores e desconforto, que prejudicarão não só a sua produtividade, como a sua saúde também.

5. Tenha uma temperatura amena todo o ano:

O ambiente onde trabalha não deve ser nem muito quente nem muito frio. Mantenha uma temperatura amena durante todo o ano. Trabalhar num local muito frio ou muito quente pode prejudicar a sua concentração e produtividade.

6. Boa música ajuda-o a manter-se focado:

Trabalhar com música ajuda a manter a concentração e a aumentar a produtividade. Se trabalha num escritório com muita gente e o barulho envolvente o desconcentra, tente usar fones para ouvir as músicas que mais gosta. Os sons e a música que ouve podem criar um grande impacto na sua produtividade.

7. Faça pausas regulares:

Para aumentar a sua produtividade deve fazer pausas regulares, nem que seja para esticar as pernas ou comer alguma coisa. Quando se sentir preso ou sem solução à vista nalgum trabalho, levante-se e vá até a rua, apanhe um pouco de ar. Sair de frente do computador por alguns momentos ajuda a aumentar a produtividade e a diminuir o cansaço.

8. Quebre a rotina:

Levanta-se todos os dias á mesma hora, toma sempre o mesmo pequeno almoço, sai à mesa hora de casa, passa pelos mesmos locais, ... todos os dias o mesmo? Quebre essa rotina! Conheça sítios novos, visite locais inspiradores, desfrute do ar livre, etc... Não faça todos os dias a mesma coisa, levante-se mais cedo, faça uma paragem a caminho do trabalho e tome o pequeno almoço fora, almoce em sítios diferentes, deixe o carro mais longe e vá um pouco a pé... A rotina pode desmotiva-lo, faça coisas diferentes, este pequeno gesto pode aumentar a sua produtividade e criatividade.

volupio publicidade viseu desk

9. Faça Listas e organize a sua agenda:

No início de cada semana, faça uma planificação da semana que se segue. O que precisa terminar? A quem precisa ligar? Quais as reuniões que tem? Abra a sua agenda e começa a distribuir as tarefas pelos dias da semana. Durante a semana, em cada dia, foque-se apenas no que programou para esse dia. Isto pode nem sempre ser tão rigoroso, podem surgir imprevistos, o que é normal. Mas é importante para se manter produtivo saber exactamente o que tem para fazer a cada dia.

10. Não leve trabalho para casa:

Embora às vezes seja difícil, é importante que cumpra o horário de trabalho, e que estabeleça uma hora para se desligar do trabalho e dedicar-se a si. Organize o seu dia por forma a que consiga fazer o máximo sem ter de fazer horas a mais. Saia do trabalho e descontraia, faça algo que gosta e dedique algum tempo a si e à sua família, amigos, animal de estimação, etc.. Só assim conseguirá no dia seguinte ter a cabeça fresca e motivação para continuara a trabalhar e a ser produtivo.

E você? Tem alguma dica valiosa para se manter produtivo no trabalho? Partilhe connosco.

Este artigo foi escrito por:

TOP